top of page

MAQUETES ELETRÔNICAS

Fui estagiário do grande Arquiteto e Urbanista Leandro Farnetano, o qual sou muito grato pelo enorme crescimento profissional e amizade. Além de executivos de prefeitura, dois anos após minha chegada ao escritório, comecei a preparar as maquetes eletrônicas dos seus projetos.

Farnetano!

Marcello Gusmão Machado Ma

Me lembro do primeiro contato com este mestre da Arquitetura, em uma sala

​

simples do já velho prédio que abrigava a Prefeitura Muncipal de Araxá. Dentro

​

da sua sala, uma pequena mesa e uma grande prancheta, nada de

​

computadores, talvez a única fiação ali era do seu rádio, daqueles antigos

capazes de sintonizar ondas curtas, médias e altas.​​

Escutei-o atentamente, tratava-se de uma digitalização de um projeto executivo de uma unidade básica de saúde no Bairro São Domingos. Uma semana depois, conforme combinado entreguei o serviço, agradeci e me dispus aos próximos, que logo vieram, um pouco mais trabalhoso e sobretudo em um período mais delicado para mim, mas a recompensa veio não através de dinheiro(porque se tem uma coisa que deixei de fazer são serviços para a prefeitura daqui) e sim o que chamo de bagagem. Durante 2 semanas trabalhei no projeto de revitalização do Parque do Cristo, um projeto sensacional!​​

Alguns meses depois vieram mais dois, uma simpática casa de um jornalista e este hotel para um amigo das antigas dele. Planta simples, bem resolvida, traços fortes, abuso do concreto aparente evidenciando o sistema construtivo em contrapartida dos paines de vidro.

Trabalhar com/para o Marcello, por mais pontuais que tenham sido, é extremamente engrandecedor! Quando o meu celular acusa seu nome, e ele, com toda sua educação, sempre se apresenta antes de iniciarmos a conversa, que posteriormente é seguida de uma reunião em seu escritório, onde é impossível deixar de notar uma bela e antiga imagem de Niemeyer e Machado se cumprimentando em sua formatura.

 

bottom of page